Acerte seu relógio!!!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dicas de alimentação na JMJ

Entrevista com nutricionista Michele Barros
Em grandes eventos, não podemos nos descuidar da alimentação. Esse é um fato extremamente importante, mas, às vezes, não tem a atenção devida por parte dos participantes. Para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), são esperados cerca de 2 milhões de pessoas em julho.

Esse aglomerado de gente vai precisar alimentar-se para viver bem os dias da Jornada. Apesar de o encontro acontecer durante o inverno, no Brasil, será numa cidade, na qual a temperatura é elevada quase o ano todo.

Às portas da JMJ, no Rio de Janeiro, que dica você dá para o peregrino?

Primeira coisa é beber bastante água. Por ser uma cidade quente, o peregrino precisa hidratar-se muito. A segunda coisa é alimentar-se bem. Entendendo que, num evento como a JMJ, você pode ter dificuldades para se alimentar da forma ideal, por isso é bom levar, em sua mochila, frutas como maçã, pera, banana. Atenção: deve-se comprar somente a quantidade que for consumir para não estragar.

Barrinhas de cereais são muito bem-vindas, de preferência, as barras com frutas; também biscoitos integrais e os de água e sal. Um pacotinho de biscoito tem caloria o bastante para aguentar uma caminhada ou para você suportar bastante tempo em pé. Nesses alimentos, você encontra carboidratos, lipídios, potreínas e as fibras de que precisa.

Quando não há essa possibilidade de consumir as barrinhas de cereais, que tipo de alimentação é indicado? O que escolher na hora do almoço?

Se você não tem a barra, escolha comer uma fruta ou tomar um suco. O almoço não deve ser substituído por fruta nem por lanche. Arroz, feijão, uma porção de carne e salada é a melhor escolha. Mas se tudo estiver muito cheio e muito corrido, a opção é comer um pão, uma porção de carne com uma rodela de tomate e uma folha de alface para suprir o almoço.

A barrinha de cereais entra no lugar do almoço?

Barrinhas de cereais são apenas um complemento da alimentação. Ela é indicada nos intervalos entre café da manhã e almoço. Ela nunca será a opção para substituir uma refeição como o almoço.

Durante a vigília, mais de dois milhões de jovens vão precisar se alimentar durante a noite. O que você indica?

Como a maioria é jovem, e levando em consideração que eles sejam saudáveis, com níveis de colesterol controlados, não há problema se, nesses dias, eles optarem por uma alimentação diferenciada. Um lanchinho leve, durante a vigília, como sucos, torradas ou frutas também são indicados, porque à noite o ideal é não comer muito. Dê preferência às coisas mais leves.

Qual a quantidade ideal que a pessoa tem de consumir água num dia da JMJ?

O ideal é beber 2 litros de água por dia. Como esse evento é atípico, com muitas atividades e muita caminhada, a indicação são 3 litros de água, ou seja, de 8 a 10 copos por dia.

Que conselho você dá aos estrangeiros que nunca vieram ao Brasil? Que cuidados eles precisam ter?

Primeira coisa: o protetor solar é importante para todos. Andar sempre com a garrafinha de água é fundamental, e, por fim, optar por alimentos saudáveis. Por exemplo: a feijoada, para quem nunca comeu, pode ser uma comida forte, o que pode ocasionar indisposição. Para o estrangeiro, a indicação é uma alimentação leve e saudável.

Qualquer suco é indicado para hidratação?

O ideal é o suco natural, que hidrata melhor do que o de caixinha. Mas se não tiver, pode tomar o de caixinha que também hidrata.
 Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gravação do Flash Mob

A gravação do vídeo oficial da PRÉ-JMJ DA DIOCESE DE PETROLINA, será dia 15 de junho às 16h30 em frente a Igreja Catedral. Na ocasião será feito o grande Flash Mob da nossa juventude diocesana. Participe! Ensaie! Compartilhe! Curta!

Obs: No dia da gravação chegar a Igreja Catedral com 1h de antecedência e utilizar a camisa do ALEGRAI-VOS. (Caso não tenha a camisa, poderá adquirí-la na secretaria executiva da juventude) 


terça-feira, 28 de maio de 2013

Coreografia do Flash Mob - Pré-Jornada Petrolina

Juventude da Diocese de Petrolina, nós contamos com vocês para a realização do nosso FLASH MOB.
Segue o vídeo com a coreografia. Que cada paróquia possa fazer o seu ensaio geral para que no dia possamos transbordar na ONDA DO AMOR.
Compartilhe! Curta! Ensaie!
Mostremos a toda humanidade a alegria que temos de pertencer a Deus!
Jesus é a alegria da nossa juventude!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dicas para uma JMJ saudável


      A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vem ai, trata-se do maior evento mundial em relação à concentração de pessoas. Com exceção da abertura, via sacra e vigília de encerramento, que concentram todos os peregrinos juntos, as demais atividades se dividem em diversos pontos do Rio de Janeiro, portanto as caminhadas e grandes deslocamentos serão constantes.
        Essa grande “maratona” vai do dia 23 a 28 de julho, é de grande importância uma boa preparação para evitar complicações durante o decorrer do evento. Por isso montei uma postagem especial com dicas para antes e durante a JMJ.

Antes da JMJ

Apesar de faltarem alguns dias para a jornada podemos começar desde já nossa preparação.
  • É importante uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras;
  • Caminhar, andar de bicicleta, dançar, praticar algum esporte ou exercícios físicos podem contribuir para condicionar seus sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético, no mínimo três vezes por semana entre 45 min á 1 hora;
  • Desde já exercitar a paciência.
Durante a JMJ
  • Se sua viagem for longa, faça um bom alongamento a cada parada;
  •  Abuse dos líquidos, principalmente água;
  • Frutas também ajudam na reposição dos nutrientes;
  • Como os dias serão movimentados, aproveite a noite para dormir bem, e assim recuperar as energias;
  • Manter a calma nas situações de estresse (filas, problemas de inscrição, alojamentos), para que estas pequenas complicações não atrapalhem seus dias de peregrinação.

  Além dessas dicas o principal para essa JMJ é a alegria, vamos festejar juntos!


Fonte: Educação Física PIBIC

domingo, 26 de maio de 2013

Viaje tranquilo para a JMJ Rio2013: Dica de Saúde

Postos médicos e centenas de profissionais da área da saúde estarão disponíveis para atender os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Confira algumas medidas orientadas pela Vigilância Sanitária para uma viagem tranquila e sem complicações.

1. Planejando a viagem...
Antes de viajar é importante consultar um médico para identificar ou avaliar alguma doença pré-existente. Inclua na mala seus medicamentos de uso rotineiro na quantidade suficiente para toda a viagem e também seu receituário médico.
Atenção! Adie sua viagem na presença de qualquer sintoma de início súbito.
Aconselha-se a todos os viajantes que mantenham suas vacinas em dia. Leve seu Cartão de Vacinação nas viagens para uma possível verificação e procure saber sobre as vacinas que são necessárias e/ou obrigatórias, de acordo com o local de destino.
Peregrino: Se você pensa em visitar outras regiões do Brasil além do Rio de Janeiro, é importante consultar a lista de municípios com recomendação para vacinação de febre amarela. É recomendado que vacinem-se 10 dias antes de visitar regiões consideradas de risco.
Informe-se sobre a aquisição de um seguro de saúde, mesmo sabendo que o Brasil possui um sistema público de saúde!!!

2. Viajando...
Se você notar qualquer alteração no seu estado de saúde mesmo que, ainda dentro da aeronave, embarcação ou outro meio de transporte coletivo, comunique o fato à equipe de bordo.
Durante sua estadia, esteja atento às medidas básicas de higiene ao consumir água ou quaisquer alimentos, principalmente os crus ou mal cozidos!!! Use sempre água, gelo e outros líquidos de procedência segura.
Prefira alimentos industrializados e/ou embalados. Evite o consumo de alimentos preparados por ambulantes. Lave as mãos com frequência com água limpa e sabão preferindo toalhas descartáveis e/ou utilize álcool gel. 
A diarreia é um dos problemas mais frequentes em viagens e pode ser originada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Ela pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, dor abdominal e/ou febre.
Previna a desidratação ingerindo bastante líquidos.
Fique atento à possível presença de mosquitos, carrapatos, aranhas, besouros, cobras, morcegos ou escorpiões. Utilize preferencialmente roupas com mangas compridas e calçados fechados quando o evento ocorrer em área rural ou de mata. Não esqueça do repelente!
A dengue é uma doença muito comum no Brasil. Assim, na presença de sintomas como febre, dor de cabeça e dores no corpo procure atendimento médico.

3. Voltando para casa...
Algumas doenças levam algum tempo para manifestar seus primeiros sintomas. Assim é importante observar o surgimento de febre, diarreia, manchas vermelhas no corpo ou sintomas respiratórios num período de até 30 dias após o retorno a sua casa.
Procure um serviço médico caso perceba algum sintoma e não esqueça de comentar sobre a sua viagem.

Fonte: Site JMJ

sábado, 25 de maio de 2013

JMJ lança Desafio Peregrino em rede social

A 60 dias da Jornada Mundial da Juventude, os jovens da maior rede social do mundo são desafiados a mostrar a sua empolgação para o evento com o Papa Francisco, em julho. A ação se chama Desafio do Peregrino.
A cada dia será lançado um desafio, entre fotos e vídeos, e as propostas mais criativas serão compartilhadas na página oficial da JMJ Rio2013 no Facebook. A melhor da semana é divulgada no sábado e ganha um dos produtos oficiais da Jornada, oferecidos na loja online.
As orientações para o Desafio do Peregrino são divulgadas no evento oficial da rede social (https://www.facebook.com/events/248395075303168/), inclusive o regulamento. Este também é o espaço para o internauta inserir a sua foto ou o link do vídeo para participar do desafio. Participe!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Kit Peregrino Pré-Jornada Petrolina

Aproxima-se a PRÉ-JORNADA (Semana Missionária) de Petrolina. Não fique de fora desse grandioso momento de louvor e de unidade de toda a Igreja. Nos corações já estamos preparados, agora nos preparemos também exteriormente, adquirindo o KIT PEREGRINO. (Está a venda com os membros do Setor Juventude de cada paróquia)




Adquirindo o KIT PEREGRINO você poderá escolher um dos modelos das camisas oficiais da Pré-JMJ de Petrolina.